Dessa vez fiz um pouco diferente. Eu pedi para as crianças falarem 13 palavras aleatoriamente e depois fomos ler o livro...
Ao começar a ler o livro, sentimos um certo incomodo. Tem um excesso de informações que deixa o olho inquieto.
Começamos com a imagem de uma passarinha que está sobre a mesa, junto com um livro (THE BOOK IS ON THE TABLE!).
Ao virar a página, vemos que ela está melancólica. Não sabemos o motivo e ao ler a história, vemos que
Começamos com a imagem de uma passarinha que está sobre a mesa, junto com um livro (THE BOOK IS ON THE TABLE!).
Ao virar a página, vemos que ela está melancólica. Não sabemos o motivo e ao ler a história, vemos que
seu amigo cão, tenta animá-la a todo custo.
E somos tragados, leitores e personagens, para dentro de um mundo de consumismo, onde tentamos preencher o vazio com produtos e mais produtos, na tentativa louca e surreal de preencher um vazio que não sabemos de onde vem e como acabar com ele.
Parece que a narrativa é absurda, as palavras vão aparecendo (parece) aleatoriamente (?), mas se prestarmos bastante atenção, há várias chaves de leituras que mostram que as coisas não estão lá por acaso.
E somos tragados, leitores e personagens, para dentro de um mundo de consumismo, onde tentamos preencher o vazio com produtos e mais produtos, na tentativa louca e surreal de preencher um vazio que não sabemos de onde vem e como acabar com ele.
Parece que a narrativa é absurda, as palavras vão aparecendo (parece) aleatoriamente (?), mas se prestarmos bastante atenção, há várias chaves de leituras que mostram que as coisas não estão lá por acaso.
Existem várias referências à história da arte e personagens bizarros, que fazem as crianças rirem muito, de (aparentemente serem) tão absurdo. As pinturas são muito coloridas, carregadas ( assim como nossa vida louca) e divertidas. E há muitos paratextos (títulos dos livros, letras escondidas nas roupas, cartazes...) que dão uma pista para onde a história está indo.
O livro é daqueles que a gente precisa ler e reler com as kids, para que todos, eu disse TODOS, irem descobrindo e revelando as várias camadas de leitura.
E depois da leitura, voltamos para as palavras.
Que são:
Que são:
Com elas, eles precisavam montar uma história louca e divertida também.
E, lá vamos nós!
A Ceci inventou a história de uma Guitarra que tinha medo do escuro e
um monstro bem amigo apareceu, quando faltou luz.
O Cássio escreveu a história de um homem que pede ajuda a amigos mágicos,
que fazem muitas trapalhadas, para conquistar uma garota. Mas no final ela se apaixona pelo Pelicano Verde.
Que palavras você escolheria para fazer uma história maluca?#BOALEITURA.
Iniciativa genial de fazer as crianças seguirem o exemplo da história! Gostei muito, parabéns!
ResponderExcluir