Oiiii!
Já começamos nossa produção de Páscoa para esse ano.
Primeiro vamos fazer umas embalagens de presente, quer ver?
Muito fácil!
Aqui as crianças adoram água com gás, e como o clima é seco (em Brasília), apesar de estarmos na época de chuvas, sempre carrego garrafinhas com água quando saímos de casa. E quase sempre acabamos comprando mais pelo caminho. No final, ficamos com um monte de garrafinhas PETs. Daí pensei em como aproveitá-las, esse ano, para a Páscoa.
1. Desenhar as orelhas e um triângulo invertido para o nariz, com canetinha permanente. Recortar a parte com "X". - Pode ser desenhado pela criança.
Parte para adultos fazerem:
2. Recortar inclusive o nariz. Usei tesoura e estilete.
3. Com a chama/calor baixo da boca do fogão derreter (de leve) as bordas. Não é pra encostar na chama. Chegando perto o calor, por si só, faz o plástico enrolar-se. Se a orelha entortar, desentorte-a rapidamente e passe debaixo d´água. DICA: Eu deixo um pote com água da torneira do lado do fogão. Assim que eu gostar do resultado, mergulho a peça nela. Assim para o efeito do calor.
4. Coelho após o calor.
Na verdade não é necessário fazer essa parte do fogo. Acho que fica mais bonito, com as bordas arredondadas e cada coelho acaba sendo único, pois o calor age de uma maneira diferente em cada peça.
Parte da criança:
5. Pintar com tinta acrílica de sua preferência a parte de dentro do coelho. Usamos tinta branca.
6. Passar álcool para tirar as marcas da caneta permanente do lado de fora do coelho.
7. Se a sua garrafa PET for transparente e sem cor, você não precisa fazer essa parte. Se sua garrafa for, como a minha, esverdeada, pintar a parte de fora da mesma cor.
8. A pintura é feita com o pincel batendo na superfície como um carimbo. Para passar a ideia de pêlos.
9. Juntar pedaços de papeis coloridos ou revistas velhas e fazer franjinhas.
10. Cortar essas franjas, para que virem palha colorida dentro do coelho. Trabalha a motricidade fina da criança.
11. Usar cores de Páscoa como laranja, verde, amarelo, azul claro e rosa.
12. Fazer os detalhes do rosto do coelho com canetinha permanente colorida.
13. Colar um pompom como rabo. Pode-se usar uma bola de algodão também.
14. Obs.: Tentativa e erros.
Foram vários coelhinhos até conseguir acertar a forma. Então tenha garrafas reservas. Uns ficaram cheios de protuberâncias, pois não tinha secado bem a garrafa e o calor do fogo levantou bolhas onde estava molhado. Então secar bem a garrafa antes depois de cortá-la. Outros o calor foi tão forte que enrugou tudo e não consegui desenrugá-lo. Use fogo baixo sempre.
15. Usar o coelho sem pintar também. Colocar uma fita ou laço como enfeite e encher de bombons ou pequenos ovos de Páscoa.
De perfil para vocês terem uma ideia de como ficaram. :)
Gostaram? Quem fizer me marca, me chama pra ver!
Abraços! Boa tarde!