Se seu filho começa na escola agora pela primeira vez), nem que seja numa escola nova, tem um post com livros sobre o assunto, AQUI.
Ele certamente vai encontrar...
AMIGOS:
A CARTILHA DO AMIGO de Betty Milan (é uma escritora e psicanalista brasileira.) e ilustrado por Daniel Kondo. Editora de Cultura.
Uma obra que ensina a ser feliz cultivando a amizade de modo simples e direto. Em dez frases, Betty Milan dá lições que ensejam a reflexão. Aprender a valorizar a amizade é um exercício constante e o livro mostra que quem tem um amigo tem o mais precioso dos bens. Lindo e sensível. Para pequenos leitores.
Recebemos o livro de presente da Livraria e Distribuidora Horizonte do Saber, daqui de Brasília.
AMIGOS da Silvana Rando, 100% produto nacional de excelente qualidade, da editora Abacatte. O que é ser amigo? Dividir alegrias e tristezas, aprender juntos, brincar, rir, chorar e muito mais. Não precisamos necessariamente gostar de tudo que nosso amigo gosta, mas ele entende, respeita e gosta da gente por isso também. Um livro muito fofo com um final que eu não esperava. Ótimo para o primeiro dia de aula em qualquer escola.
Recebemos da Distribuidora Casa de Livros.
PESSOAS IGUAIS A VOCÊ E MESMO ASSIM, MUITO DIFERENTES:
GIGANTE POUCO A POUCO é um livro lindo que foi escolhido pela Internationale Jugendbibliothek (IJB) – a mais importante biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo, em Munique, na Alemanha – por compor o seu catálogo The White Ravens.
Um menino é igual a qualquer menino... A única diferença era que seus pais eram gigantes. Porém, um dia, de repente, os pés dele ficam gigantes e ele acha melhor ir para outras escola, pois agora é muito diferente dos demais colegas. Mas os amigos dizem "NÃO!". Ele está diferente sim, mas por dentro continua o mesmo querido Manuel... E assim, o menino vai se transformando, crescendo, mas os colegas o querem junto, pois ele é o Manuel, amigo integrante da turma. Uma história sobre amizade, sobre crescimento, solidariedade, diferença e semelhanças, sobre escola e coleguismo, sobre amor.Muito linda.
Recebemos o livro da Editora Biruta e amamos.
PESSOAS QUE VÃO RIR DE VOCÊ:
Impossível não ter alguém, que algum momento não ria de você... Ou porque você se sujou, ou porque você caiu... Sempre vai ter alguém que deboche da gente. Bom é ler sobre isso e como os dois lados se sentem.
O RATINHO DO VIOLÃO de Marta Reis e ilustrações de Thais Linhares. Editora Geraçãozinha.
Chiquinho, apesar de tocar maravilhosamente violão, manca e sofre com as piadas e chatices dos colegas. Então foi se encolhendo, encolhendo, se escondendo... Até, sem querer, se transformar num ratinho! Uma história sobre sentimentos e medos, sobre amizade e carinho, sobre bullying e família.
PESSOAS COM NOMES DIFERENTES:
Sempre falei para meus filhos NUNCA debocharem do nome dos colegas e NUNCA inventarem apelidos. Nome próprio é uma coisa série, é a identidade de uma pessoa como você.
ME CHAMO SUZANA, E VOCÊ? de Enrique Paez e ilustrações de Maurizio Manzo. Da Aletria.
Um casal excêntrico que se ama muito, mas nunca está de acordo em nada. Quando um quer ir para as montanhas, o outro quer ir para a praia. Enquanto um queria uma menina, o outro, menino. E desse amor...nasceu Suzana! Um menino feliz que, por causa dos pais, acaba se metendo em confusões meio que embaraçosas.
PESSOAS PREVALECIDAS:
UM DINOSSAURO MUITO, MUITO GRANDE de Richard Byrne. Editora: Ciranda Cultural.
Fábio está dividindo as juninas com seu melhor amigo. Eis que aparece um dinossauro grande e quer as juninas só pra si. Como Fábio não aceita das as juninas, o dinossauro grande começa a ficar bravo e grosseiro. Mal sabe ele que o melhor amigo do Fábio está prestes a acordar e... Precisa ler o livro pra saber o final!
PESSOAS FAZENDO COISA ERRADA:
Com ilustração de Nelson Cruz o CONTO DE ESCOLA do Machado de Assis da Cosac Naify é um clássico.
Foi escrito em 1896, é uma excelente introdução ao universo do maior escritor brasileiro, Machado de Assis (1839-1908). O livro, que abre a coleção Dedinho de Prosa conta a história de Pilar, mestre em matar aulas. Um dia, decide de comparecer à escola, onde rapidamente se vê enredado por dois colegas de classe, Raimundo e Curvelo, o primeiro deles, filho do professor. De inspiração autobiográfica, Machado registra em mostra que irônicamente a escola também pode ser o palco de lições inesperadas como a corrupção e a delação.
PESSOAS SEM EDUCAÇÃO:
POR FAVOR, OBRIGADO, DESCULPE de Becky Bloom e ilustrações de Pascal Biet da Bbrinque-book! Um 'MUST have' principalmente para a fase do terrible two.
Dois melhores amigos saem pra passear, mas um deles não sabe se comportar! É mau educado, não pensa nos outros, come de boca aberta, não respeita as regras: é um bagunceiro. Ainda bem que ele tem um amigo que irá ensiná-lo a ter boas maneiras.
Texto todo em caixa alta para facilitar a leitura dos pequenos. Adooooro! Super recomendo!
PESSOAS QUE NÃO QUEREM DIVIDIR:
ISSO É MEU! de Blandina Franco e José Carlos Lollo. Editora Companhia das Letrinhas.
O livro parece aqueles desenhos animados que fazemos na ponta de um bloco e, a medida que passamos as folhas, ele vai se mexendo.
Uma brinquedo caído no chão aparece na primeira folha. Na segunda página aparece uma menina dizendo que é dela! E fica reafirmando isso por páginas, a medida que o leitor vai ficando mais e mais distante da menina. Ela percebe: o leitor está indo embora! De repente ela para de ser tão egoísta e quer saber pq vc está indo embora. Muito fofo. Sobre egoísmo infantil. Adoramos.
Espero que algum desses livros seja útil pra você. Nós adoramos todos!
E logo, logo teremos a parte dois dessa postagem. Aguarde!