Cartas a Povos Distantes
De Fábio Monteiro, ilustrações de André Neves, Coleção Espaço Aberto, editora Paulinas.
Vencedor do Jabuti 2016 categoria Juvenil.
Em Cartas a Povos Distantes, o autor nos apresenta Giramundo, um menino criativo empenhado em construir línguas e histórias de povos que jura ter visitado. Conhecedor de mapas e livros de cartografia, Giramundo explicava de forma eloquente e embasada as origens das línguas que inventava descaradamente.
Como a criança da fábula que grita ¨É o lobo! É o lobo¨ nem ele mesmo acredita quando recebe uma carta de Luanda. Um papel misterioso, sem texto e assinado por ¨Um novo amigo¨. De tanto inventar histórias será que elas ganharam vida?
A partir das cartas entre Giramundo e o garoto de Luanda inicia-se uma nova fase na vida do pequeno inventor de povos que o aproxima de uma realidade muito diferente da sua.
Além do remetente um outro personagem ganha destaque no livro, seu Joaquim da papelaria que se interessa pelas cartas de Giramundo. O novo amigo nos apresenta a realidade de um país em guerra e cheio de privações mas também com belezas e amizades.
Depois que comecei a ler não consegui parar. Para sensibilizar os pequenos (e grandes) sobre outras realidades. Pessoas como nós que sofrem e nem ficamos sabendo.
As ilustrações do André Neves são simples e fortes ao mesmo tempo. Colagem e pintura em tons terrosos ajudam a criar a atmosfera de aridez necessária.
Um dos nossos escolhidos no Top livros de 2016.
Você pode adquirir o livro aqui.
Marcadores:
#leitor intermediario,
10 ANOS,
7 ANOS,
8 ANOS,
9 ANOS,
ÁFRICA,
ALTERIDADE,
ANDRÉ NEVES,
EDITORA PAULINAS,
FÁBIO MONTEIRO,
JABUTI,
LUANDA
0 comentários:
Postar um comentário
Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)