Se a gente tem cabelo muito curto é joãozinho ou sapatão; se a gente tem um bumbum grande, é saúva; se a gente não tem peito grande, somos tábua... E assim por diante. Sempre denegrindo a nossa imagem. Muitas vezes me pego pensando na minha filha que logo, logo terá que enfrentar esse mundo cruel das mulheres.
A começar pela fase teen, onde a gente sempre se acha "A patinha feia", por que as pessoas são más, são ruins... a maioria pelo menos é.
Ano passado vi no Instagram da @entrefraldaselivros um livro, claro, que me chamou atenção: MULHERES de Carol Rossetti, da parceira Sextante.
Pedi e gentilmente mandaram um exemplar.
E gostei bastante. Vou guardar pra Ceci ler quando entrar na adolescência.
E pra nossa sorte o Governo de Brasília está distribuindo uma cartilha sobre Violência Doméstica que a Carol também ilustra.
MULHERES - RETRATOS DE RESPEITO - AMOR-PRÓPRIO, DIREITOS E DIGNIDADE de Carol Rossetti, editora Sextante.
Mini Sinopse do livro:
"Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor.
Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e
iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN.
Com um traço característico e frases inspiradoras..."
ela deixa bem claro que o mais importante é se aceitar e se amar,
do jeito que você achar melhor. Não ligar para o que os outros falam. Não tem certo, nem errado. VOCÊ e só VOCÊ decide como deve se vestir, como deve se portar, como deve viver.Você é importante e linda do jeito que você é.
São mulheres de verdade, como problemas (na verdade os outros colocam como problema) que a sociedade impõe. As frases em cima revelam o que os outros acham e as frases em baixo do desenho encorajam as decisões e atitudes das mulheres que enfrentam esse "julgamento social".
Acho que esse é um livro que toda teen deve ler, pra não se sentir tão só e tão "errada", por que quer a gente queira, quer não, a gente se importa com o que os outros falam (nos sentimos arrasadas com algumas críticas e situações) e não deveríamos nos importar.
Acho que esse é um livro que toda teen deve ler, pra não se sentir tão só e tão "errada", por que quer a gente queira, quer não, a gente se importa com o que os outros falam (nos sentimos arrasadas com algumas críticas e situações) e não deveríamos nos importar.
Um livro que mostra mulheres que sofreram abuso de vários tipos,
verbal, sexual, físico, moral.
E mostra como enfrentaram esse problema, como buscaram ajuda (ou infelizmente não), como se deram conta de estarem numa situação de abuso (pois muitas só veem quando é tarde de mais).
E como no livro da Carol, há frases que reforçam e ajudam a mulher a lutar pelo que é certo, e não sentir-se culpada pelo que está passando.
A cartilha lista as forma de abuso mais comuns, deixando bem claro o que fazer, caso você conheça alguém que se encaixe nesse perfil.
Muito importante denunciar imediatamente.
Fica a dica. Quanto mais a gente conversar com nossos familiares e amigos, mais nossas filhas, netas, sobrinhas e amigas estarão protegidas.
Para quem quiser ler ou baixar a cartilha: AQUI.
Eu amo o trabalho da Carol Rosseti, Mulheres foi um livro que me emocionou, mesmo sem ser um romance ou um drama, pois me identifiquei com muitas daquelas mulheres e me senti acolhida e respeitada em minhas peculiaridades. Acho que esse livro chega até a ser necessário para toda menina/mulher e é daquele de deveria está no catalogo das bibliotecas escolares.
ResponderExcluirJaci
#DoQueEuLeio
Oi. Eu super concordo contigo, que o livro deveria ter em toda biblioteca escolar e mais, deveria ser um daqueles livros de leitura obrigatória por meninos e meninas, para debate e conscientização. ;) Obrigada pelo carinho de sempre. Beijos, Gi
Excluir