NOME: Pânico Na Escola.
ANO: 2008.
AUTOR: Pedro Bandeira.
ILUSTRADORA: Julia Bax.
PÁGINAS: 151.
A história fala de cinco prisioneiros fugitivos da cadeia, que sequestram o diretor do lugar e fogem para uma escola em uma comunidade pobre, lá, eles fazem vários reféns e pelo ponto de vista de um aluno, dos policiais, da imprensa e dos bandidos você vê uma boa história.
O aluno se chama Edu, um garoto pobre que estuda na Escola Estadual Maria Isabel Pitombo, próxima da favela, ele quer ser um artista, é corajoso e contrário à violência, como é negro, sofre bastante com preconceito de seus colegas e professores. Os policiais são representados pelo Tenente Menezes e pelo Major Rosas, que é bem preconceituoso com os moradores da comunidade pelo alto indício de crimes.
Os bandidos são: Xerife, o líder, Pocalípis, um louco violento sedento por sangue (sério!), Gasolina, que é uma consequência da criação na favela, Cavalo, o velho estereótipo de forte pouco inteligente e Sete-unha, um foragido que têm apenas sete dedos.
Você pode ver uma história bem desenvolvida a partir dos quatro lados, com personagens diferentes que interagem com os outros, você vendo as relações entre eles e o pânico dos alunos (e nem tanto da diretora) quando os bandidos invadem a escola.
Recomendo bastante o livro, e parabéns ao Pedro Bandeira, que hoje completa 75 anos, com uma grande carreira literária.
A.
ResponderExcluir