De Elias José, ilustrações Elisabeth Teixeira, editora Paulinas.
Hoje eu vou mostrar a vocês um livro que namoro a anos. Sempre que passava em frente a loja das Paulinas em Porto Alegre, parava para ver as novidades e dar uma espiadinha no Pequeno Dicionário. Pequeno só no nome, livro grande, formato ofício com mais de 100 páginas. Bom tamanho para o dicionário de um poeta que escreveu mais de cem livros infantis, Elias José. Esse mineiro era professor de universidade mas amante das coisas simples. Sabia falar a língua das crianças, usava as palavras pela sua sonoridade e brincava com os trocadilhos.
No Pequeno Dicionário Poético-humorístico Ilustrado a seleção das palavras ocorre por pura afinidade do autor com o mundo infantil. O resultado é um dicionário pessoal de tudo o que evoca a infância com suas imagens e sentimentos.
As ilustrações da Elisabeth Teixeira são sempre perfeitas (abrindo um espaço para tietar a Elisabeth Teixeira que adoro). Suas aquarelas nos ajudam a entrar no universo do livro, ampliando o sentido de cada verbete.
O projeto gráfico do livro foi elaborado para lembrar um dicionário mesmo, com as letras marcadas por cores no canto das páginas. O aproveitamento cuidadoso das páginas permite espaços em branco que proporcionam um descanso e melhor aproveitamento das imagens e manchas de texto.
0 comentários:
Postar um comentário
Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)