Eu acho que é um livro para todas as infâncias. DIP - MÁS ALLÁ DE LA OSCURIDAD de Eva Sánchez. Editora Edelvives.
O livro é muito visual.
A começar pela jaqueta do livro,
que pode virar duas capas diferentes, e quando totalmente aberto,
vira um poster.
As imagens em aguadas lembram uma versão monocromática do quadro O GRITO de Edvard Munch, em função do movimento que as ilustrações têm (o traçado do lápis é muito marcante e o da tinta líquida). Há o predomínio do preto e tons de cinza, com leve aguadas de sépia ou terra cota, e uma cor mais forte no final.
O livro ganhou o IV Prêmio Internacional de álbum ilustrado, em 2015.
A autora se inspirou numa lenda de Pratdip. Pratdip é um município da Espanha na província de Tarragona, é uma comunidade autónoma da Catalunha.
Os Dips são um tipo de cão vampiro que mata o gado e mantém a região assustada, pois também falam que é um um cão manco de uma perna, do mal, preto, peludo e fedido que suga o sangue das pessoas. O Dip é retratado no brasão de Pratdip.
As imagens borradas lembram um pesadelos, ou um tempo suspenso, onde algo esta para acontecer a qualquer momento. Exite uma tensão no ar.
Os protagonistas são os Dips, em português os Mergulhos:
"Quando seu nome é carregado pelo vento,
mas estão em toda parte; há pessoas que tentam, obsessivamente, eliminá-las,
outros aprendem a viver com eles e a vida fica melhor."
Dips, já dando spoiler, são os nossos medos... Aquilo que nos deixa apreensivos e inseguros, que nos tira o chão e não conseguimos fazer nada. Tentamos proteger nossos filhos de vários tipos de "Dips" embora isso seja quase impossível.
O livro é lindo.
0 comentários:
Postar um comentário
Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)