Bom dia! Quando você pensa em capa de livro infantil, o que vem à mente?⠀ ⠀
A capa é só o invólucro que protege o miolo? A capa é a porta de entrada para a narrativa! Ela dá pistas da história que vamos encontrar.⠀ ⠀
Há vários tipos. Capa dura, mole ou envelope… ⠀ ⠀
Algumas informações básicas da capa: Escritor e ilustrador (pode ser a mesma pessoa); Título (que é uma pista que nos instiga a abrir e ler a história); Tradutor (quando o livro vem de fora); Logo e nome da Editora (quem publicou) e PODE ter uma Ilustração que também é uma pista do que o leitor vai encontrar.⠀
Tem capas com Hot Stamp (efeito metalizado),Você já pensou como todos esses elementos são distribuídos e se relacionam na capa? Como uma logo pode atrapalhar a leitura da capa, ser um elemento a mais e nada a ver com a história contada? Já vi livros assim.
Já na contracapa os elementos principais são: sinopse; o código de barras e geralmente a logo da editora também. E claro que esses elementos podem ser usados de uma forma criativa!
Amo quando o código de barras é incorporado à ilustração e ganha mais outro sentido. ⠀
E sobre as cores… Já observou que cores tem os livros que chamam mais atenção das crianças? Um estudo, de anos atrás, diz que o amarelo na capa, faz o livro ser mais “vendável”. Observe sua estante. As capas que têm amarelo puxam mais o teu olhar, mesmo?
Ah! Mas tudo isso pode ser subvertido! Depende do projeto gráfico… Mas isso é papo pra outra letra!⠀ ⠀
Que livros que você conhece que tem a capa mais criativa? Qual livro você comprou em função da capa?⠀ ⠀
0 comentários:
Postar um comentário
Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)