Hoje quero começar uma blogagem coletiva chamada MINHA BIBLIOTECA. Onde você fala um pouco sobre a biblioteca da sua cidade, onde ela é horário de funcionamento, atrações pras crianças e adultos. Vá que um dia eu vá visitar sua cidade, quero conhecer a biblioteca também!
Quando eu era pequena, morei nos Estados Unidos e uma dos passeios que mais gostava era visitar a biblioteca do bairro com minhas amigas (e nossos pais), na quarta a noite. Lembro-me que minha mãe me deu um fichário onde eu precisava fazer um resumo do livro, na frente da ficha, e um desenho sobre o assunto, no verso.
Aqui no Brasil, onde moro a biblioteca não funciona a noite todos os dias, mas uma vez por mês acontecem saraus de poesia e música, sempre vamos com as crianças (geralmente eles são as únicas crianças que ficam até o final), uma vez por mês.
Papai já se apresentou com amigos e sozinho.
Cássio já foi convidado à ler poesias (foto horrível, da mãe babona).
Até o prefeito da cidade foi cumprimentá-lo no final.
Cecília feliz da vida que no último sarau, sem ninguém saber, algumas (3) cadeiras eram premiadas (com cds presos em baixo) e na que ela escolheu pra sentar (bem na frente), tinha o cd CAMINHOS DE SI de César Martim e Paulo Timm.
Toda quinta-feira de manhã tem roda de CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS pra crianças, das 10:15 às 10:50. Infelizmente nunca conseguimos ir, por que é bem no horário de futebol do Cássio. Mas sei que faz bastante sucesso. Só deixar as crianças lá e buscar depois.
Biblioteca Pública de Jaguarão
Blog
Endereço: General Marques, 284
Telefone: (53)3261 3821.
Horário: 8 horas às 17 horas de segunda a sexta.
Telecentro:8 horas às 14 horas de segunda a sexta - Inclusão Digital (basta fazer um cadastro para utilizar os computadores)
E como é a biblioteca da sua cidade? Conte pra gente!
Leve o selo com você:
Estamos testando "artes" pra decoração da festa de aniversário da Cecília que terá o tema "BRUXA, BRUXA VENHA À MINHA FESTA". Hoje fizemos aranhas com tampinha de garrafa Pet, 2 unidades de chenille armado cortado e 4 partes cada uma e olhinhos que mexem. Tudo colado com cola quente.
Para fazer a teia: Numa superfície plástica, como uma pasta, pedra ou papel contact desenhe com cola quente uma teia. Espere esfriar totalmente e, devagarinho, vá descolando da base.
Prontinho! Teia e aranha nas suas mãos.
Agora é só colocar num lugar e prender a aranha (dobrar uma das patinhas na teia).
A MENINA QUE SONHAVA COM OS PÉS de CHRISTIAN DAVID e ilustrações de MARTINA PELUSO. Editora Gaivota, ISBN: 9788564816305
Esse livro conta a história de Ana, uma menina que adorava sapatos coloridos. Cada um deles era parceiro para brincar e inventar aventuras diferentes!
Um dia seus pais lhe deram um par diferente e mais sério. Ana desconfiou e logo descobriu que seriam parceiros para uma nova etapa de sua vida: a escolar. Para combinar com o uniforme sapatos pretos! Ana de sorriso torto, tentando imitar os sapatos, precisava decifrar aquele par tão sem cor. Como será que seria a escola?
A professora era uma senhora dura que ditava muitas regras. Ana começou a entrar no ritmo dela e usava cada vez menos seus sapatos coloridos... Estava ficando sem cor também.
Porém, um dia, a professora Jandira não apareceu. Quem entrou na sala foi Beatriz uma professora substituta que sorria sempre e coloriu a vida dos alunos com sua foram diferente de ensinar.
A vida de Ana coloriu-se novamente!
Mas, por pouco tempo... de repente, Jandira voltou... o que será que vai acontecer agora?
Vamos ler pra descobrir o final? Todo mundo lendo!
A parte da história que as crianças mais gostaram foi essa (não vou contar o que acontece, tem que ler o livro pra descobrir!). E pediram para fazer meias que contam histórias também!
Pegamos pares de meias coloridas, feltro, cola quente, miçangas e olhinho que mexem, pra compor os personagens (a coberta no chão era para as crianças sentarem, mas a Pérola tomou conta!).
Cássio fez meias aliens e a Cecília fez uma flor que mora nas costas de uma baleia e um coração ET apaixonado. Cada um teve que apresentar uma história com seus personagens.
E a Ceci, no outro dia, usou as meias na aula de teatro. Os colegas e professora adoraram a ideia!
#ficaadica
#boaleitura
Ganhamos um maiô lindo da DEDEKA Homewear, da linha SUMMER, e a Cecília estava louca pra usá-lo. Mas aqui no sul está muiiiito frio (pode até nevar nesse final de semana). Fotos com aquecedor ligado e sorrisos de quem AMOU o presente! :)
Ontem não resisti ao pedido e deixei-a brincar no box com ele. Ela ficou muito feliz!!!
Coloquei 2 banquinhos, potinhos, bacia pequena, colheres, um espelho e água quente (chuveiro ligado) pra ela brincar... e disse que tinha uma surpresa pra ela!
Entreguei uma lata de espuma de barbear e peguei a câmera fotográfica! Começou timidamente, até descobrir como fazer MAIS espuma!
Será que ela gostou de brincadeira?
Nas férias pode MAIS bagunça, né!?!
Estamos lendo É MENTIRA! É VERDADE! de Dilan Camargo e ilustrações de Laura Castilhos. Editora: 8Inverso, ISBN: 978856269213.
Livro recheado de poesias gostosas sobre fatos do cotidiano, bicho malucos, brincadeiras, dores e amores, velhinhos e mentiras deslavadas!
Juro que é verdade!
É verdade que poesia é difícil de entender? MENTIRA!
É verdade que criança não se interessa por poesia? MENTIRA!
É verdade que criança não gosta de aprender? MENTIRA!
É verdade que criança não gosta de escrever? MENTIRA!
Então, pra brincar com os versos fizemos o seguinte:
Primeiro eu li o livro todo pra eles. Disse pra prestarem bastante atenção durante a minha leitura.
Depois, cada um deveria escolher um poema para ler e continuá-lo, sem pausas, e nós, os ouvintes, deveríamos perceber onde terminava o poema do Dilan e começava o da criança leitora.
Demos boas risadas com essa brincadeira.
Tanto que a maioria das fotos saíram assim:
Até o papai participou da brincadeira!
No outro dia fomos fazer nossas próprias poesias:
Das que saíram, essa foi a que todos mais gostaram.
Do Cássio Barcellos!
E cada poesia é acompanhada de uma ilustração! Mentira tem perna curta! Hehehe!
É verdade que você também adora poesia?
VAGALUMICES de Laurent Cardon. Editora: Biruta, ISBN: 9788578481063
Um dia um vaga-lumezinho viu que sua mãe tinha uma luz no bumbum!
Ele também queria uma!
Quando ficou um pouco maior, ganhou uma lâmpada de presente de aniversário! Felicidade total!
Na escola conheceu uma amiga muito especial. É lá que os vaga-lumes aprendem como usar sua própria luz. Mas ele está tendo uma certa dificuldade!
Como será que os os pais e professores vão resolver esse probleminha?
Eu amo essa coleção, QUE BICHO SOU EU, da editora Biruta. São livros sem palavras, só de imagens. As histórias super criativas, com ilustrações fofas e divertidas!
Pra brincar, fomos procurar inspiração na nossa caixa de materiais para reciclar!
Primeiro desenhamos e pintamos uns vaga-lumes com canetinha, frente e verso. Escolhemos tampinhas coloridas.
Recortamos os insetos. Por fim, colamos, com cola quente tampinhas para serem as lâmpadas dos vaga-lumes.
Cássio e seus insetos. Um beeem fortão!
Cecília e seu insetos voadores (colou elásticos nas pontas para poderem voar).
Ah! Ela colou elástico também nos bracinhos e olhos que mexem! Agora as crianças têm vários alunos para a escola de Linguagem de Luz!
Venha iluminar seu sorriso com essa história linda e divertida!
Torta de bolacha em 8 atos.
1. Molhar o fundo de um refratário com um pouco de leite e colocar uma camada de bolachas Maria comuns.
2.Tapar com uma camada de branquinho (1 caixa e meia de leite condensado + um colher de sopa de manteiga sem sal + meia caixa de creme de leite - mexer tudo em fogo brando até começar a desgrudar do fundo da panela). Reservar o resto.
3. Cobrir essa camada com bolacha Maria de chocolate.
4. Tapar com uma camada de negrinho/brigadeiro (1/2 xícara de chocolate em pó + 1 caixa de leite condensado + um colher de sopa de manteiga sem
sal + meia caixa de creme de leite - mexer tudo em fogo brando até
começar a desgrudar do fundo da panela) e cobrir com bolacha Maria comum.
5. Cobrir com mais uma camada de branquinho e mais uma camada de bolacha Maria de chocolate.
6. Para finalizar, cobrir metade com o resto do negrinho/brigadeiro.
7. Para a outra metade fazer uma receita de BRIGADEIRO DE CAFÉ ( 1 COLHER DE CHÁ BEM CHEIA DE CAFÉ SOLÚVEL + 1/2 (meia) caixa de leite condensado + 1 colher de chá de manteiga sem
sal - mexer tudo em fogo brando até
começar a desgrudar do fundo da panela) e cobrir a outra metade. Fiz assim porque as crianças podem não gostar do brigadeiro de café. Aqui em casa o Cássio só que não gostou. Para ser mais suave pode-se substituir o café por cappuccino.
8. Ralar um pedaço de chocolate branco e um pedaço de chocolate preto em cima de tudo! Colocar na geladeira até esfriar bem. Sirva gelado!
É doce que doí! Mas é pra comemorar o início das férias!
Faltam 20 dias pras férias escolares acabarem! KKKKK
Depois do título, meu primeiro pensamento é AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH!
Hehehe!
Sexta-feira, quando as crianças voltaram pra casa, encontraram uma lista de deveres das férias, colados no armário!
Numa folha amarela escrevi:
MUST DO - antes de jogar Wii ou Ipad
1. Ler um capítulo de livro
2. fazer caligrafia
3. Tocar as partituras do piano
4. Fazer arte (para o blog e/ou livre)
5. Ver e ouvir um episódio de MAGIC ENGLISH
e na folha vermelha (por que é a regra MAIS importante)
6. Deixar tudo no lugar, arrumado
Do lado de cada atividade, fiz quadrados e em cima da coluna deles, escrevi o nome de cada um. Em cima dessa coluna eu coloquei papel contact transparente. Assim, as crianças podem marcar sozinhas as atividades que já fizeram, com marcador permanente e ao completá-las podem jogar UM POUCO de videogame. Para apagar as marcas da caneta, basta um paninho ou papel com um pouco de álcool (pode ser gel também).
A caneta permanente prendi num fio e depois, com fita adesiva, prendi atrás da folha amarela, com fita adesiva.
Ok, prontinhos para as tarefas da manhã. De tarde o tempo deles é livre.
Se a criança for menor dá pra colocar na lista: vestir-se sozinho (já que no período de férias não tem tanta correria), escovar os dentes, não brigar, entre outras coisas.
Agora eu tenho uma ajudante, mas antes na lista eu colocava também arrumar a cama, ajudar a colocar e tirar a mesa, entre outras coisas...
Se a criança for menor dá pra colocar na lista: vestir-se sozinho (já que no período de férias não tem tanta correria), escovar os dentes, não brigar, entre outras coisas.
Agora eu tenho uma ajudante, mas antes na lista eu colocava também arrumar a cama, ajudar a colocar e tirar a mesa, entre outras coisas...
Faltam 21 dias pras férias acabarem (contagem regressiva da mamãe)!!!
Como falar de SEGURANÇA com crianças? Um assunto MUITO sério, mas vamos falar brincando! Brincar é uma coisa séria na infância e de suma importância, então resolvi incorporar o assunto nas nossas brincadeiras... mas primeiro o motivo desse assunto...
Minhas crianças são muito independentes, desde muito pequenos comem sozinhos, escovam os dentes sozinho, tomam banho sozinhos (eu reviso, claro), vestem-se sozinhos... e mês passado estávamos comendo e de repente a Ceci, levantou e começou a bater na mesa com as mãos: Estava engasgada! Ela tinha cortado um pedaço de bacon e foi pro lado errado na garganta e trancou. Desespero total, tentamos fazer as manobras abaixo:
(imagem daqui)
Mas nada!! Desespero em dobro!! Ela ficando roxa e a barriga dura... Tentamos também esse procedimento, mesmo ela não sendo bebê...
(imagem daqui)
e nada!!!! Tudo MUUUUITO rápido e não dava certo!
Daí me lembrei do que uma colega minha de trabalho falou pra mim, 10 atrás, antes de eu ter filhos:
Uma mãe havia salvado a filha especial (eu era professora de crianças especiais, pra quem ainda não sabia) que se engasgava, ao abrir a boca da criança e e chupar com todas as forças!
E foi o que fizemos aqui em casa. Abrimos a boca da Ceci e chupamos com MUITA FORÇA! E o pedaço de bacon (que ela havia cortado sozinha, mas que havia ficado muito grande, mesmo assim) subiu e puxamos pra fora da boca!! Ela chorava agradecida, agarrada na gente, que tínhamos salvo da vida dela!
(Escrevo isso tremendo)
Não consegui dormir por 3 noites seguidas, revivendo a cena e dando Graças a Deus, por estar junto dela naquele momento e poder salvá-la!
Escrevi isso para que outras mães saibam o que fazer. Isso pode salvar vidas! E agradeço a minha colega, Carla, por ter me falado isso!
Depois desse episódio comecei a cortar eu mesma (mesmo contra a vontade deles) as carnes e a controlar, ainda mais, as outras atividades!
Óbvio que depois do ocorrido veio a conversa, sobre como a vida pode ser breve se não formos cuidadosos. Procurando mais sobre o assunto encontrei um vídeo chamado
DUMB WAYS TO DIE - MANEIRAS ESTÚPIDAS DE MORRER no site: http://dumbwaystodie.com/
É de uma campanha publicitaria (2012) para as linhas de trem Metro Trains que virou um hit! Já ganhou 7 prêmios. Eles fizeram uma campanha com bonequinhos coloridos e divertidos, que prende a atenção das crianças para os riscos bestas que corremos (no dia a dia) ao fazer coisas sem pensar, (e) principalmente nas estações e cruzamentos dos trens.
Achei esse texto no site e copie para vocês... vou traduzir (LIVREMENTE):
"VOCÊ ESTÁ VIVO.
Obrigada por ter tempo de olhar esse site. Para a maioria de nós, esse conselho é totalmente desnecessário. A maioria das pessoas é capaz de reconhecer, por eles mesmos, que trens são grandes, rápidos e não são brincadeira. Mas infelizmente, algumas pessoas, não conseguem entender (tipo cair a ficha). E é por isso que estamos fazendo essa campanha. Para pará-los da falha cerebral, de fazer algo estúpido e ser atropelado por um trem.
VOCÊ PODE AJUDAR. UMA HISTÓRIA VERDADEIRA.
A maioria das pessoas não gosta de receber ordens. Mas se você puder download essa música e compartilhá-la com seus amigos, eles poderão descobrir por si só, algumas maneiras de evitar uma morte prematura. Quanto mais pessoas assistirem ao vídeo ou escutarem a música, menos acidentes teremos e mais felizes ficaremos.
Enquanto estiver no site, clique em alguns personagens para descobrir outros "não se deve...".
E fique seguro perto de trens."
Assuntos trabalhados no vídeo: Não abrir a porta para estranhos, não tomar remédios, não mexer com animais silvestres, não brincar perto de trens, não mexer em eletricidade e tomadas, não brincar com fogo, entre outros tópicos.
Tradução da letra:
Maneiras Idiotas de Morrer
Metro Station
Ateie fogo em seu cabelo
Cutuque com uma vara um urso pardo
Coma medicamento fora da validade
Use suas partes íntimas como isca de piranha
Maneiras estúpidas de morrer
Tantas maneiras estúpidas de morrer
Pegue sua torrada com um garfo
Faça sua própria instalação elétrica
Ensine a você mesmo como voar
Coma uma torta há duas semanas sem refrigeração
Maneiras estúpidas de morrer
Tantas maneiras estúpidas de morrer
Convidar um assassino psicopata para entrar
Risque o carro novo de um traficante
Tire fora seu capacete no espaço
Use o secador de roupas como um lugar para se esconder
Maneiras estúpidas de morrer
Algumas muitas maneiras estúpidas de morrer
Mantenha uma cascavel como um animal de estimação
Venda os seus rins na internet
Coma um tubo de super cola
"Eu me pergunto o que é esse botão vermelho faz?"
Maneiras estúpidas de morrer
Tantas maneiras estúpidas de morrer
Vista-se como um alce durante a temporada de caça
Incomode um ninho de vespas por nenhuma boa razão
Fique sobre a borda de uma plataforma de estação
Ultrapasse uma cancela de passagem de nível
Corra através dos trilhos entre as plataformas
Eles podem não rimar, mas eles são muito possivelmente
As maneiras mais idiotas de morrer
Maneiras estúpidas de morrer.
Tantas maneiras estúpidas de morrer
Permaneça seguro próximo aos trens
Uma mensagem do metro
A letra original, em inglês:Dumb Ways To Die
Metro Station
Set fire to your hair
Poke a stick at a grizzly bear
Eat medicine that's out of date
Use your private parts as piranha bait
Dumb ways to die
So many dumb ways to die
Get your toast out with a fork
Do your own eletric work
Teach yourself how to fly
Eat a two-week old unrefrigerated pie
.
Dumb ways to die
So many dumb ways to die
Invite a psycho killer inside
Scratch a drug dealers´s brand new ride
Take your helmet off in outter space
Use a clothes dryer as a hiding place
Dumb ways to die
Some many dumb ways to die
Keep a rattlesnake as a pet
Sell both your kidneys on the internet
Eat a tube of superglue
I wonder what´s this red button do?
Dumb ways to die
So many dumb ways to die
Dress up like a moose during hunting season
Disturb a nest for of wasps for no good reason
Stand on the edge of a train station platform
Drive around the boomgates at a level crossing
Run across the tracks between the platforms
They may not rhyme but they´re quite possibly
The dumbest ways to die
Dumb ways to die.
So many dumb ways to die
Be safe around trains
A message from metro
Tem a paródia sobre o Rio de Janeiro também!
Poke a stick at a grizzly bear
Eat medicine that's out of date
Use your private parts as piranha bait
Dumb ways to die
So many dumb ways to die
Get your toast out with a fork
Do your own eletric work
Teach yourself how to fly
Eat a two-week old unrefrigerated pie
.
Dumb ways to die
So many dumb ways to die
Invite a psycho killer inside
Scratch a drug dealers´s brand new ride
Take your helmet off in outter space
Use a clothes dryer as a hiding place
Dumb ways to die
Some many dumb ways to die
Keep a rattlesnake as a pet
Sell both your kidneys on the internet
Eat a tube of superglue
I wonder what´s this red button do?
Dumb ways to die
So many dumb ways to die
Dress up like a moose during hunting season
Disturb a nest for of wasps for no good reason
Stand on the edge of a train station platform
Drive around the boomgates at a level crossing
Run across the tracks between the platforms
They may not rhyme but they´re quite possibly
The dumbest ways to die
Dumb ways to die.
So many dumb ways to die
Be safe around trains
A message from metro
Tem a paródia sobre o Rio de Janeiro também!
Depois de vermos o vídeo, conversamos muito...
e baixei o APP gratuito pro Ipad, AQUI.
O vídeo fez tanto sucesso que virou jogo.
O objetivo é pensar rápido e principalmente NÃO MORRER!
(imagem daqui)
Foi assim que conversamos... E você? Como conversa com seu filho sobre segurança, vida e morte?